Press-release: Queen On Air – The Complete BBC Sessions

Queen On AirSintonize na… Queen On Air

The Complete BBC Sessions

Disponível em CD duplo e triplo Vinil / Edição de Colecionador com 6 CD’s com apresentações inéditas em rádios e entrevistas, Disponível no dia 4 de Novembro (data a confirmar ainda no Brasil)

A ascendência meteórica do Queen durante os anos 70 foi muito bem documentada. Desde o primeiro ambicioso álbum de 1973 até o album que lhes rendeu fama de superstar, A Night At The Opera (1975), esse grupo único esculpiu um caminho de sucesso de uma forma visionária, inovadora e carismática daquela épica década.

Porém há um outro lado da ascensão do Queen que foi grandemente subestimado. Entre Fevereiro de 1973 e Outubro de 1977, a banda gravou seis sessões nas rádios exclusivamente à BBC. As 24 gravações dessas sessões produzidas incluem diferentes versões de singles, takes únicos de álbuns clássicos e repaginadas em um dos melhores hinos da banda que nunca foram mostrados em nenhum lançamento do Queen.

Agora, pela primeira vez, todas as 6 sessões da BBC – meticulosamente restauradas pelo engenheiro de som Kris Fredriksson e masterizadas pelo ganhador do Grammy, Adam Ayan – são trazidas no Queen On Air, com  lançamento no dia 4 de Novembro pela Virgin EMI. Na América do Norte, pela Hollywood Records. Disponível em CD duplo e um set de 3 Vinis, além da versão de colecionador com 6 CD’s de apresentações ao vivo sendo 3 CD’s de entrevistas na rádio, Queen On Air é um lançamento essencial para os admiradores da banda.

Queen On Air é mais que uma coleção de gravações raras – é um registro do crescimento de uma lenda.

A primeira sessão da BBC, que abre o Queen On Air, data de Fevereiro de 1973, cinco meses antes do lançamento do álbum de estreia e do single. Imagine que você está ouvindo a rádio no começo de 1973, ninguém no mundo ouviu sequer uma gravação do Queen! John Peel toca My Fairy King, a primeira música do Queen a ser tocada em uma rádio, e a história começa. Ele continua com Keep Yourself Alive (que mais tarde viria a ser o primeiro single da banda), seguindo por Doing All Right e a épica rock-opera Liar – que serviu como notícia da chegada de uma nova força musical.

A banda retornou às sessões da BBC para uma segunda apresentação em julho de 1973, o mesmo mês em que o álbum de estreia foi lançado. Revisitando Keep Yourself Alive e Liar, mas desta vez trouxeram também o peso de Son And Daughter e o blues de See What A Fool I’ve Been. Mais tarde, o qual nunca se apresentou em nenhum album do Queen, que foi regravado e se tornou um B-Side de Seven Seas Of Rhye em 1974.

O Queen gravou a terceira sessão da BBC em Dezembro de 1973, onde já estavam trabalhando no segundo álbum, Queen II (lançado em Março de 1974). A banda tocou uma nova música que seria lançada no próximo álbum, Ogre Battle, ao lado de três clássicos do álbum anterior e a “galopante” Great King Rat, uma música de Roger Taylor, Modern Times Rock’n’Roll e uma nova versão de Son And Daughter. Mais duas músicas do Queen II foram gravadas na sessão seguinte, em abril de 1974 – A épica White Queen (As It Began) e a delicada balada Nevermore, seguida da regravação de Modern Times Rock’n’Roll.

A penúltima sessão da BBC foi gravada em Outubro de 1974, um mês antes do lançamento do terceiro clássico álbum, Sheer Heart Attack. Na sessão, se viu o lançamento de 4 novas músicas: Now I’m Here, a pesada Stone Cold Crazy, a cáustica Flick Of The Wrist e Tenement Funster, uma celebração de uma vida Rock’n’Roll.

Seriam mais três anos para a volta do Queen na BBC, para a sexta e última sessão, trazendo o sucesso Bohemian Rhapsody, que teria se tornado um  fenômeno mundial.

Em 28 de Outubro de 1977, o Queen gravou algumas versões radicalmente diferentes de 4 músicas do novo álbum, News Of The World, no mesmo dia que fora lançado no Reino Unido a épica balada Spread Your Wings,  It’s Late, o jazz de My Melancholy Blues e duas versões diferentes do hit global We Will Rock You – a versão “normal” e a “rápida – onde se apresenta uma guitarra muito pesada. A versão acelerada em Queen On Air é a única gravação em estúdio dessa versão. “We Will Rock  you – profunda ou somente mais um hino adolescente?” observa John Peel ao tocar a música. Peel é a pessoa que falou (ao vivo) da banda, “Eu nunca os vi ao vivo. Devo admitir que eu gostaria – a banda soa loucamente, na verdade, mas gosto pois isso faz o rock soar um pouco fora de controle.”

A versão deluxe de 6 CD’s de Queen On Air traz um CD com os destaques de três apresentações ao vivo em rádios: Queen Live At Golders Green Hippodrome, de Setembro de 1973, o primeiro concerto a ser transmitido em uma rádio no mundo. Também, o Queen apresentando-se no Brasil, no gigante estádio do Morumbi em São Paulo, onde se registrou um público recorde de 131.000 pessoas, originalmente retransmitido ao vivo na rádio e TV em Março de 1981 pela TV Bandeirantes durante a tour South America Bites The Dust. Finalmente, o penúltimo concerto do Queen em uma rádio. A última gravação, colocada ao vivo em menos de 4 semanas antes do último show de Freddie, foi uma apresentação em Mannhein, na Alemanha em Junho de 1986, durante a poderosa Magic Tour.
O conjunto oferece ainda uma seleção cativante de entrevistas de rádio com toda a banda e os membros individuais em vários pontos entre 1976 e 1992. Queen On Air: The Interviews (3 CD’s) entrega três horas e meia de entrevistas reveladoras gravadas na BBC e na Capital Radio em Londres, entre 1976 – 1992. São 220 minutos em 17 entrevistas representando significantes momentos na história do Queen. Conversando com um dos melhores apresentadores da Inglaterra, a banda reflete em vários momentos da sua história musical, e também produz algumas citações memoráveis, como a de Roger Taylor, na Tour The Works (1984), “Mais luzes e espetáculo do que no Vaticano”.  Em uma posição mais séria, em Junho de 1982, Brian debate sobre o álbum Hot Space e explica o porquê de não ter um compromisso fiel na música Put Out The Fire, que é seguida por Life Is Real (Música de Freddie para John Lennon). Em outro momento, uma entrevista gravada em 1981 durante a Aventura da banda na América do Sul, John Deacon revela algumas demandas usuais na turnê da banda, como o porque que é necessário voar com 75 toneladas de equipamento de som

Roger é entrevistado por Richard Skinner e Tommy Vance em 1979 e 1980 para promover o mais novo álbum do Queen, Live Killers e Flash Gordon respectivamente, e na entrevista a BBC Radio 1 com Simon Bates em 1985, Freddie (bebendo Vodka enquanto dá goles em um chá) fala sobre a opinião do publico sobre ele tocando “Rock and Roll Dodgems”, sua imagem, sua vida pessoal e o trabalho com Michael Jackson e David Bowie.

Freddie, como de costume, rouba a cena durante um show em 1976 em um encontro com o seu amigo Kenny Everett, no programa da Capital Radio. O entrevistador tenta mudar de assunto perguntando-lhe sobre o tempo e percebendo isso, Freddie tenta ao máximo manter a sua compostura usual.
Queen On Air também oferece a ultima entrevista com Brian, John, Freddie e Roger deram juntos. Sendo entrevistados para o especial “Queen For An Hour” na BBC Radio 1 por Mike Read, para promover o novo álbum The Miracle durante a transmissão da semana May Bank Holiday, em 1989. A banda passa mais de uma hora sendo sendo perguntada sobre todos os tipos e detalhes do novo álbum e também rumores, especialmente envolvendo o Freddie. Nessa entrevista, também é mencionada Aretha Franklin, George Michael, Montserrat Caballé, Smokey Robinson, John Lennon e Jimi Hendrix, antes de serem perguntados do que poderiam esperar do futuro da banda.

Uma entrevista emocionada em Agosto de 1992 na BBC Radio 2, Brian relata a grande perda de Freddie Mercury, nove meses após de sua morte.

A versão deluxe do Queen On Air também vem com um booklet meticuloso, contendo fotos raras, notas da banda compiladas pelo arquivista Greg Brooks, exibindo memórias da banda e dos produtores da BBC, como Jeff Griffin e Bernie Andrews; Há também comentários dos legendários DJ’s da Radio 1, John Peel e Bob Harris dos tempos das transmissões originais. Entre eles, Bernie Andrews,  que produziu na BBC Radio 1 a primeira e a terceira sessão da banda na radio,” A primeira vez que ouvi Queen foi por um produtor muito bem respeitado. Ele disse ‘Eu quero que você toque uma fita’. Nós fomos para uma sala e ele colocou a fita para tocar, perguntando ‘Então, o que acha?’. ‘Eles são muito bons, eu amei!’, e ele responde ‘Eles se chamam Queen’ e eu comecei a rir bastante. Eu disse: ‘Eles são bons, mas não tem como colocar uma banda chamada Queen nas mais tocadas da Rádio!’. Mesmo assim eu coloquei para tocar e eles foram à Radio Times como Queen”.

Com o Queen On Air, o mundo finalmente ouve e descobre esse  lado fascinante do legado da banda!
Queen On Air – Tracklist, a completa edição das sessões da BBC, disponível em dois formatos: Físico + digital e streaming
CD1 – Session 1: 1. My Fairy King 2. Keep Yourself Alive 3. Doing All Right 4. Liar / Session 2: 5. See What A Fool I’ve Been 6. Keep Yourself Alive 7. Liar 8. Son And Daughter / Session 3: 9. Ogre Battle 10. Modern Times Rock’n’Roll 11. Great King Rat 12. Son And Daughter
CD2 – Session 4: 1. Modern Times Rock’n’Roll  2. Nevermore 3. White Queen (As It Began) / Session 5: 4. Now I’m Here  5. Stone Cold Crazy  6. Flick Of The Wrist  7. Tenement Funster / Session 6: 8. We Will Rock You  9. We Will Rock You (Fast)  10. Spread Your Wings  11. It’s Late  12. My Melancholy Blues

Versão em 3 LP’s